Voltar

Furnas

Furnas é uma freguesia do concelho da Povoação, com 70,20 km² de área e 1 439 habitantes (2011). Densidade: 42,5 hab/km². O clima nas Furnas, tal como nos Açores em geral, é fortemente influenciado pela presença constante da corrente quente do Golfo que dá origem a uma atmosfera quente e húmida, com frequente nebulosidade e pequena amplitude térmica anual.

A Lagoa das Furnas, envolta por bonitas e floridas margens que proporcionam momentos de repouso e de lazer de verdadeira tranquilidade e romantismo.

As Caldeiras, zona de manifestações de vulcanismo ativo, onde de várias bocas brotam geiseres de água fervente e lamas medicinais e onde existe uma série de bicas vertendo águas minerais de diversos sabores e temperatura, o que faz das Furnas uma das mais ricas regiões hidrológicas da Europa.

O Parque Terra Nostra, anexo ao hotel do mesmo nome, um dos mais belos jardins de S. Miguel do século XVIII, onde um minucioso traçado de sinuosos caminhos, ladeia artísticos lagos e atravessa alamedas verdadeiramente espetaculares de coloridas flores exóticas e de árvores centenárias de grande valor botânico.

Campo de Golfe das Furnas: situa-se numa área fora do perímetro urbano, ocupada há algumas décadas por um campo de golfe de 18 buracos e com Club-House e instalações acessórias, função animação complementar ao alojamento hoteleiro, portanto esta é uma Zona Turística.

São também tradicionais das Furnas, os bolos lêvedos e o curioso cozido onde os ingredientes são cozinhados debaixo da terra sob o calor dos vulcões  (a carne demora cerca de 5 a 6 horas e o bacalhau cerca de 3 a 4 horas). Este facto faz salientar um requintado sabor.

Céu nublado

10,96 ºC

0,4 mm

Precipitação

15,1128km/h NNW

Vento

78,54 %

Humidade

101.9 kPa

Pressão
Fonte: sram
Última Actualização: 2018-11-20 09:30

11:20 / 23:47

Preia-Mar

05:14 / 17:38

Baixa-Mar
Fonte: Hidrográfico