Voltar

Faial da Terra

Situado entre duas montanhas ciclópicas de onde brotam águas límpidas com o oceano à sua frente e uma ribeira a separar a localidade a meio, fica o tão deleitoso "Presépio da Ilha". Esta freguesia tão idílica, devido aos seus atributos naturais, cujo nome advêm da abundância de faias existentes no lugar onde foi implantada, é por excelência um local de visita obrigatória.

Com cerca de 359 habitantes, o Faial da Terra vive, atualmente, da agropecuária. No entanto, nem sempre foi assim. Nos princípios do século XVI a fertilidade da terra e a beleza do Vale atraíram os primeiros povoadores, que depressa fizeram produzir os terrenos, criando os seus próprios meios de subsistência para além da produção do linho. O mar foi também um aliado muito precioso para esta comunidade, pois foi uma das principais localidades baleeiras da ilha de São Miguel, cujas marcas da atividade ainda perduram no tempo. 

O Faial da Terra é também muito conhecido pelas suas festas em honra do Espírito Santo e da sua Padroeira, Nª Sra. Da Graça, efeméride que se realiza no segundo fim de semana de setembro. 

Muito conhecida pela sua aldeia, o Sanguinho, e pela cascata do Salto do Prego, local predileto de passagem dos turistas, devido à beleza “suis generis” e às plantas endémicas que o lugar dispõe, a freguesia do Faial da Terra permanece ainda fiel a muitas das suas particularidades, mas, ao mesmo tempo, mais moderna e virada para o mar.

Parceiro

Informações da Praia

Bandeira Azul
Sim
Bandeira Sem informação recente
Águas Vivas Sem informação recente
Ondulação Sem informação recente
Estacionamento
Sim
WC
Sim
Chuveiros
Sim
Snack Bar
Sim
Mobilidade reduzida
Sim

Céu nublado

21 ºC

0,1 mm

Precipitação

19km/h NNE

Vento

88 %

Humidade

102.5 kPa

Pressão
Fonte: accuweather
Última Actualização: 2021-07-29 09:05

05:56 / 18:13

Preia-Mar

11:54 / 00:36

Baixa-Mar
Fonte: Hidrográfico